loading3

Defesa imunológica na quarentena

Como podemos melhorar as defesas naturais durante a quarentena?

RESPIRANDO!

Não é por acaso que terapias que usam técnicas de respiração são cada dia mais procuradas e estudadas para melhorar a saúde física e emocional. A respiração pode controlar várias respostas orgânicas, pois atua regulando o sistema nervoso central e, consequentemente, as respostas do sistema imunológico.
A psiconeuroimunologia é o termo usado para definir o campo da ciência que estuda ainteração entre o sistema nervoso central (SNC) e o sistema imunológico. Existem muitos estudos que demonstram uma variedade de fatores estressantes físicos e psicológicos na alteração da resposta imune, o que ocorre devido as conexões existentes entre sistema nervoso, endócrino e imunológico.
Quando passamos por momentos difíceis, estressantes ou de grande tensão emocional (como o que estamos vivendo) nosso corpo se prepara para enfrentar uma verdadeira “luta”. É liberado na corrente sanguínea, em maior quantidade, um hormônio chamado cortisol, quetambém é conhecido como hormônio do estresse. Isso ocorre para nos ajudar a resolver um problema, que muitas vezes não é resolvido de imediato, causando uma sobrecarga para organismo.

Uma das consequências dos altos níveis de cortisol no corpo é o enfraquecimento do sistema imunológico, o que aumenta a probabilidade de doenças, como resfriado, gripe ou outros tipos de infecção. Tendo essa informação, pergunta-se: o que podemos fazer para baixar os níveis de cortisol e consequentemente melhorar as nossas defesas? E mais importante nesse momento, o que podemos fazer sem sair de casa?

Uma das coisas mais simples e que temos total controle: RESPIRAR!
Não é necessário ter um horário especifico ou um local especial...
Faça onde você estiver, sempre que lembrar ou quando sentir que esta ficando ansioso, irritado, ou nervoso...
Então vamos lá!

1. Respire bem fundo, puxando o ar pelo nariz e contando mentalmente até 03 e solte o ar contando ate 06.
2. Preste atenção quando você inspira (puxa o ar), qual parte do seu corpo infla mais? O seu peito ou a sua barriga? Note que se a parte superior sobe mais, os músculos da região cervical e ombros estão se movimentando de forma desnecessária.
3. Tente agora! Inspire puxando o ar mais para a barriga. Isso aliviará a tensão dos músculos do pescoço.
4. Repita essa respiração calmamente por várias vezes e preste atenção como você começa a sentir o seu corpo, seus músculos, seu batimento cardíaco e seus pensamentos.

Quando controlamos a respiração nosso coração começa a bater em um ritmo mais baixo, promovendo uma melhora da resposta do sistema nervoso e a redução das tensões musculares, o que facilita a chegada de oxigênio no cérebro. A harmonia no funcionamento do sistema nervoso traz inúmeros benefícios, como melhora da concentração, clareza dos pensamentos, noites de sono mais tranquilas, promovendo uma sensação de bem-estar generalizado. Seguindo essas pequenas dicas sobre respiração, podemos alcançar o equilíbrio necessário para o bom funcionamento das nossas defesas naturais!

Fale conosco
pelo WhatsApp!
icons8 whatsapp