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Dicas de saúde

Como alcançar a saciedade

Atualizado em 26 de Julho de 2021

Se sentir saciada é um desejo de muitas pessoas! Afinal é a saciedade que regula o quanto precisamos comer! Tu sente dificuldade em alcançá-la?

Então salva essa equação:

PRAZER AO COMER = SACIEDADE

Ou seja, quanto mais prazerosas forem as tuas refeições, mais saciedade tu vai ter. Consequentemente tu vai precisar comer menos, vai demorar mais tempo para sentir fome e não vai ficar beliscando o dia todo.

Isso NÃO SIGNIFICA comer somente fast food, alimentos supercalóricos ou com excesso de açúcares e sal.

Isso SIGNIFICA tornar todas as tuas refeições prazerosas! Transformando alimentos que tu não curte muito ou acha bem sem graça (aqueles que tu come só por comer) em preparações saborosas!

Por exemplo:

  • "Fruta no inverno não dá". Faça ou compre bolos/sobremesas com fruta (bolo de bergamota, chico balanceado, trufas com fruta...).
  • "Não como beterraba". Faça um pão de beterraba, bolo de laranja com beterraba, panqueca com beterraba na massa...
  • Utilize temperos diferentes, molhos para saladas, ingrediente que tu gosta em meio a outros que não gosta tanto assim...
  • Se permita experimentar e descobrir mais alimentos que tu possa gostar.

Obs.: isso não significa que tu precisa comer de tudo que existe, mas que se tu quer deixar a tua alimentação mais variada, estas ideias fazem isso sem tu ter que te impor comer coisas de que não gosta, pois elas podem ser saborosas de outras formas.

AH MAS ASSIM EU ESTAREI COMENDO "MENOS SAUDÁVEL".

Tu vai estar comendo uma fruta/legume que tu não comeria, vai ser uma refeição prazerosa e ela vai te saciar por inteiro (pois terá nutrientes, sabor, cheiro, será agradável de comer, pois tu transformou em algo que te agrada mais).

Ao decorrer do tempo, quanto mais tu seguir a equação, menos tu vai ter a necessidade de comer grandes quantidades e menos desejos por alimentos específicos tu vai ter. Afinal, TUDO FICOU BOM!

Portanto, NÃO ESQUEÇA DA EQUAÇÃO DA SACIEDADE!

Marília Klafke de Souza
Texto escrito por:
Nutricionista