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Treinamento Funcional

O TREINAMENTO FUNCIONAL é uma modalidade de exercícios que visa aprimorar a capacidade funcional, que é a habilidade de realizar atividades do dia-a-dia ou esportivas com eficiência e autonomia.

O treinamento funcional, mantém a sua essência como um método de treinamento físico, com a premissa básica de melhoria da aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho e prevenção de lesão músculo-esquelética, sendo assim considerado o mais completo e eficiente método da atualidade.

Tem como característica realizar a convergência das habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes. A vantagem deste método de treinamento é a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino.

No Treinamento Funcional as capacidades físicas – equilíbrio, força, velocidade, coordenação, flexibilidade, resistência aeróbica e anaeróbica – são trabalhadas de forma integrada através de movimentos multiarticulares e multiplanares, além do envolvimento da propriocepção.

Utiliza-se de uma variedade de movimentos multiarticulares que incorporam, em sua maior parte, exercícios com pesos livres e com o peso do próprio corpo.

No Treino Funcional podemos trabalhar utilizando os movimentos e ações do esporte praticado e, através dos exercícios, conseguir melhor estabilização, melhor função e melhor efetividade do movimento. Para isto, contamos com diferentes equipamentos, como Fita de Suspensão, Slide Board, Bosu, Fitness Stride, Bola Fitness de Peso Harbinger, entre outros que proporcionam uma aula dinâmica e diferenciada.

Indicações

  • Alunos de academias de todas as idades que buscam um condicionamento físico, uma atividade diferenciada.
  • Crianças e adolescentes que buscam um programa lúdico e adequado as suas necessidades.
  • Atletas amadores ou profissionais que buscam atingir um patamar superior de desempenho na sua modalidade.
  • Idosos, em sua melhor idade que necessitam de um programa adequado a sua condição física.
  • Sedentários que sabem da importância da atividade física para a saúde, mas ainda não encontraram um programa que lhes agrade.

Benefícios

  • Melhora da postura;
  • Controle do peso corporal;
  • Melhora do equilíbrio muscular;
  • Melhora na eficiência dos movimentos;
  • Melhora do desempenho nos esportes;
  • Maior estabilidade da coluna vertebral;
  • Diminuição de ocorrências de lesões;
  • Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
  • Melhora da, força, coordenação motora, resistência central e periférica (cardiovascular e muscular), lateralidade, flexibilidade e propriocepção.
  • Desenvolvimento da consciência sinestésica (sensação do movimento).

Dicas

No primeiro atendimento (avaliação), trazer exames de imagem, ex: raios-X, tomografia, etc. Se necessário sanguíneos também.

Utilizar roupa leve, confortável e flexível, que não dificulte os movimentos do corpo.

Atendimento

Os atendimentos são individuais, as aulas duram em média 50 minutos, no primeiro atendimento é realizada uma avaliação onde são traçados os objetivos que o aluno determina juntamente com o professor e após certo período do treino é realizada reavaliação para qualificar o desempenho do cliente e se necessário ir adaptando o treino,