loading 1 loading 2
Psicoterapia

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e as funções mentais.

O psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e do comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas idéias e seus valores. Esses profissionais diagnosticam, previnem e tratam doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados.

Os processos mentais são a maneira como a mente humana funciona - pensar, planejar, tirar conclusões, fantasiar e sonhar. O comportamento humano não pode ser compreendido sem que se compreendam esses processos mentais, já que eles são a sua base.

Os psicólogos são os profissionais responsáveis pela elaboração, aplicação dos testes psicológicos e pela construção de escalas que buscam compreender os mais diversos processos mentais (atenção, memória, linguagem, inteligência entre outros), para depressão, ansiedade, e para os mais diversos objetivos como uma avaliação psicológica, um processo seletivo de emprego e na Psicologia Forense por exemplo.

O objetivo final é a saúde mental do indivíduo para que este possa ter uma boa qualidade de vida. A resolução dos problemas psicológicos significa uma situação melhor de relacionamento com a sociedade, família e consigo mesmo (com seus pensamentos, desejos e sentimentos).

Dificuldades comportamentais

• Medo de falar em público.
  • Explosões de raiva.
  • Dificuldades em lidar com separação e/ou relacionamentos.
  • Dificuldade em tomar decisão.
  • Timidez.
  • Fobias.
  • Compulsão por comida, bebida ou drogas.

Dificuldades cognitivas

• Pensamentos depressivos ou de morte.
  • Sensação de estar sendo perseguido.
  • Ansiedade
  • pensamentos repetitivos e angustiantes.

Benefícios

Uma pessoa em um processo psicoterapêutico é capaz de:

• Tomar consciência das origens de seus comportamentos o que é fundamental para o controle das emoções.
  • Identificar com maior facilidade seus sentimentos.
  • Melhorar a relação consigo mesmo e com os outros.
  • Manter equilíbrio entre razão e emoção.
  • Diminuir ou cessar os sintomas de doenças causadas por um desequilíbrio emocional ou somáticas.

Atendimento

Os atendimentos são individuais e são oferecidos para crianças até idosos. Duram entre 50 minutos à 1 hora. Na primeira sessão é realizada uma entrevista inicial para que o psicólogo conheça a história do seu paciente e possa estabelecer os métodos a serem usados.