loading 1 loading 2
Hidroginástica

Prática de Atividades Aquáticas no Inverno

A Clínica Antonio's foi construida pensando no seu conforto, com ambientes climatizados com ar condicionado inclusive nos banheiros da piscina, que é coberta e aquecida em 33°C! Aqui você pode fazer atividades o ano todo!

Praticar natação e hidroginástica no verão ou inverno trazem os mesmos benefícios para a saúde, que são:

  • melhora do sistema cardiorrespiratório e circulatório;
  • melhora da força e resistência muscular;
  • melhora da coordenação motora;
  • auxílio para perda ou manutenção do peso corporal;
  • auxilio no tratamento de doenças respiratórias como rinite, sinusite e asma.

Além de muitos outros benefícios psicológicos, como o combate ao estresse, relaxamento mental e socialização. Já no inverno o estimulo do nosso mecanismo termo-regulador é aumentado, o que melhora a capacidade de resistência contra gripes e resfriados.

Assim que o frio vai chegando, muitas pessoas param de realizar atividade física, entre elas as aulas de natação e hidroginástica. Mães preocupadas com gripes e resfriados acabam interrompendo e adiando o processo de aprendizado de seus filhos, quando muitas vezes, apenas medidas preventivas seriam suficientes para que eles não ficassem expostos às doenças do inverno.

Na verdade, os principais responsáveis pela maior incidência de enfermidades no inverno, como gripes e resfriados, e suas consequências, são entre outros: o afastamento dos exercícios; o confinamento em casas e apartamentos úmidos;  a falta de resistência às constantes mudanças de temperatura; o fato de não secar bem os cabelos ao sair do banho; não permanecer alguns minutos na sala de espera antes de sair para a rua; não agasalhar-se bem ao sair da piscina (usando toalhas, roupões, camisetas, chinelos, protetores de ouvido) e antes de sair para rua esquecendo-se de proteger principalmente,a cabeça.

Reforce o sistema imunológico aumentando a quantidade de vitamina C na sua ingestão diária consumindo mais frutas e verduras ricas deste nutriente e pode apelar para suplementos também.

Tomados estes cuidados, você poderá aproveitar os vários benefícios que a natação e a hidroginástica podem trazer. Não deixe de praticar natação e hidroginástica no inverno só porque está frio lá fora!

Na Clínica Antonios os ambientes estão quentinhos e preparados esperando você! Sua continuidade é indispensável para o alcance de todos os seus benefícios. Esta é a época que você mais precisa da atividade!

 

Texto escrito por: Eliza Vargas - Educadora Física