loading 1 loading 2
O risco das dietas restritivas

O risco das dietas restritivas

Na busca pelo emagrecimento, é muito comum a procura por opções que ofereçam um resultado mais rápido, por esse motivo, muitas pessoas acabam optando pelas dietas da moda ou radicais, que prometem a eliminação de peso em pouco tempo. No entanto, é importante lembrar que essas dietas podem causar prejuízos à saúde, pois não são elaboradas levando em consideração as necessidades de cada individuo.

As dietas da moda são normalmente cheias de restrições e muito pobres em nutrientes e calorias, ficando abaixo das necessidades nutricionais de uma pessoa saudável. As dietas restritivas estimulam a limitação no consumo de diversos alimentos essenciais para o nosso corpo, com essa limitação ocorre o risco de carências nutricionais de vitaminas e minerais, todos fundamentais para o funcionamento adequado do organismo.

Além disso, a eliminação de peso rápida que é prometida por esse tipo de dieta, não causa exclusivamente a redução de gordura corporal, já que com as alterações na alimentação ocorre também perda de água e massa muscular. Sem falar, que a diminuição drástica na quantidade de alimentos e nas calorias consumidas, influencia no funcionamento do metabolismo, de forma que corpo sente a necessidade de economizar energia e tende a diminuir o gasto, com isso após o término da dieta o peso pode retornar rapidamente.

Dessa forma o melhor caminho para o emagrecimento é através de mudanças no hábito e comportamento alimentar, a maneira mais natural e saudável de fazer essa mudança é com a reeducação alimentar. O fundamento da reeducação é o equilíbrio nutricional, sem muitas restrições ou privações alimentares, o que garante a continuidade e manutenção do emagrecimento. Com esse aprendizado, é possível manter a mudança para a vida toda.

O acompanhamento do profissional da Nutrição é essencial para uma reeducação alimentar adequada, respeitando e se adaptando a rotina de cada um, sem mudanças radicais e proibições. Sem falar que com um acompanhamento profissional será possível avaliar se o peso está sendo eliminado da maneira correta, sem comprometer a saúde.

Texto escrito por:
Michele Santana Kudrna - Nutricionista CRN/2 12290

Fonte da imagem:http://www.vix.com/pt/bdm/corpo/menos-5kg-em-quatro-dias-especialista-aponta-riscos-de-dieta-restritiva