loading 1 loading 2
Alimentação no inverno

Alimentação no inverno

Com a chegada dos dias mais frios, as pessoas tendem a comer mais e procurar por alimentos mais calóricos. O organismo gasta mais calorias para manter a temperatura do corpo e então o apetite aumenta. Muitas vezes, o aumento no consumo de alimentos ocorre de forma exagerada, principalmente daqueles alimentos com muita gordura e muito açúcar, os excessos podem provocar doenças como hipertensão, obesidade e aumentar as chances de problemas cardiovasculares. O que precisa ficar bem claro é que a vontade de comer não está só na necessidade de repor energia, mas também nas nossas cabeças.

Para manter o corpo saudável no período de frio, as frutas não podem ser deixadas de lado nesta estação. Manter o consumo de alimentos fonte de vitamina C (laranja, limão, acerola, abacaxi, maracujá, bergamota, kiwi e morango), fortalece o sistema imunológico, protegendo o corpo de gripes e resfriados. Outros alimentos importantes na hora de combater a gripe e o resfriado são alho, cebola, ervas e plantas como salsa, hortelã, gengibre e guaco, podem ser aproveitadas como chás e temperos. Eles amenizam sintomas causados pela gripe.

Manter o corpo hidratado também é muito importante, no frio a tendência é a redução no consumo de líquidos, apesar da sede diminuir e não observarmos a perda de líquidos pelo suor, continuamos a elimina-los e precisamos repor, principalmente água.

Outra preocupação, é que o consumo de vegetais no frio é bem menor pela maioria das pessoas, manter verduras e legumes na alimentação é fundamental para um bom funcionamento do nosso organismo. É bom pensar em novas receitas, consumir estes alimentos cozidos, refogados ou grelhados, sem utilizar gordura. Uma boa dica para se aquecer e ainda não descuidar do consumo de verduras e legumes é investir nas sopas ou caldos caseiros, são pouco calóricas e ricas em vitaminas e minerais que ajudam as defesas do organismo.

É possível aproveitar essa estação do ano, sem descuidar da saúde!!

Texto escrito por:
Michele Santana Kudrna - Nutricionista CRN/2 12290

Fonte da foto: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/guia/vitamina-c-consumo-do-nutriente-ameniza-resfriados-e-baixa-imunidade.html